Polícia Civil de Minas Gerais Avança na Implementação do “Inquérito Sem Papel”

Publicado em

às

por

Modificado em

às

Polícia Civil de Minas entra na fase final de implementação do “inquérito sem papel”. (Foto: PCMG)

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está na fase final de implementação do Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico (PPJ-e), conhecido como “inquérito sem papel”. Este avanço faz parte das iniciativas de modernização da instituição, visando a tramitação eletrônica completa dos procedimentos policiais.

O projeto já está em operação na capital, onde inclui prisões em flagrante, medidas protetivas, Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e procedimentos infracionais, todos processados de forma eletrônica. Agora, a PCMG está expandindo o sistema para todas as delegacias da Região Metropolitana e do interior até meados de 2025.

Segundo o delegado André Pelli, integrante da comissão responsável pelo projeto, o PPJ-e traz benefícios significativos como economia de papel, celeridade e segurança nos processos judiciais. “Com a implementação completa, teremos uma economia substancial de recursos e tempo, eliminando a necessidade de transporte físico de documentos entre a polícia e o judiciário”, destaca Pelli.

Além da eficiência logística, a tramitação eletrônica garante maior segurança, evitando perdas ou extravios de documentos físicos. Todos os procedimentos são gerados e transmitidos de forma online, promovendo um controle mais rigoroso sobre as informações produzidas.

O processo de modernização também inclui a digitalização do acervo físico da PCMG em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com conclusão prevista para agosto deste ano. Essa iniciativa visa tornar todo o histórico de casos acessível de maneira digital, facilitando o acesso e a gestão de informações.

O PPJ-e não apenas otimiza a operação da PCMG, mas também fortalece a efetividade das ações de segurança pública em Minas Gerais. A modernização dos procedimentos judiciais reflete o compromisso do governo estadual em oferecer serviços mais ágeis e eficientes à população.

A implementação do PPJ-e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SCC) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), integrando-se ao projeto de modernização dos órgãos de Segurança Pública do estado.

Fonte: Agência Minas.

Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comente e Compartilhe nas Redes Sociais!